Page 10 Demo
P. 10
TEMA
2 O tempo
Que dia é hoje? Que horas são?
Quantos anos você tem? Dias, horas
e anos são algumas medidas utiliza- OLESYA FEKETA/SHUTTERSTOCK
das para indicar a passagem do tem-
po. Você já reparou como elas estão
presentes em nosso cotidiano?
As crianças, por exemplo, preci-
sam cumprir uma série de horários:
para entrar na escola, para fazer lição
de casa, para ir dormir. Os adultos
têm horário para trabalhar. Quando Estudar, brincar, se divertir com os amigos. CREDITO
Organizando o tempo, é possível fazer tudo.
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
ficamos doentes, temos hora certa
para tomar os remédios receitados
pelos médicos.
Ao longo de uma semana, há dias
certos para ir à escola e outros em que
é possível ficar em casa ou passear.
Também há dias certos para o iní-
cio e para o fim das férias escolares;
há o dia de seu aniversário, quando
você completa mais um ano de vida.
Até na agricultura há épocas ideais
para plantar e colher.
PHOTONEWMAN/SHUTTERSTOCK
Na natureza, há um tempo
certo para tudo. O Sol, por
exemplo, tem hora para nascer
e para se pôr. E, quando ele se
põe, o hibisco, essa flor
ao lado, fecha suas pétalas.
Em sua opinião, medir a passagem do tempo é importante? Converse com
um colega. Depois, registrem suas conclusões no caderno.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a perceber que medir a passagem do
tempo é essencial para a organização da vida em sociedade.
17