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A evolução das espécies
O estudo dos fósseis ao
longo dos anos permitiu que os FABIO COLOMBINI
cientistas percebessem que mui-
tas espécies que existiram no
passado já não existem mais.
Partindo dessa observação
e de outros estudos, o inglês
Charles Darwin elaborou, no sé-
culo XIX, a teoria da evolução.
De acordo com Darwin, os seres
vivos que conseguem se adap-
tar melhor ao ambiente sobrevi-
vem e conseguem se reproduzir,
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
ou seja, eles têm filhotes. Comprimento: 80 cm.
Quando se reproduzem, os
animais deixam descendentes com características
semelhantes. Os menos aptos não sobrevivem ou WEI GAO/INSTITUTE OF VERTEBRATE PALEONTOLOGY AND ACADEMY OF SCIENCES
não conseguem se reproduzir, isto é, não deixam PALEOANTHROPOLOGY (IVPP), CHINESE
descendentes. A esse processo, Darwin deu o
nome de seleção natural.
Comprimento: 40 cm.
Ao longo do tempo, as gerações sobreviven-
tes se transformaram, originando novas espécies. A tartaruga do fóssil (acima) viveu
há 220 milhões de anos e não
Evoluir não significa que os seres se tornam melho- existe mais. Mas ela se parece
res. Quer dizer apenas que eles passam por mudan- com a tartaruga-da-amazônia que
ças que são acumuladas de geração e geração. conhecemos atualmente.
Responda no caderno.
1 Por que, na maioria das vezes, apenas as partes duras do corpo de um ser
vivo se fossilizam? Porque as partes duras demoram mais para se decompor, condição
importante para a formação de um fóssil.
2 Quais fósseis são mais antigos: os que são encontrados em camadas mais
superficiais ou nas mais profundas? Os fósseis mais antigos são aqueles encontrados
nas camadas mais profundas. Eles foram soterrados
há mais tempo.
3 Pesquise no dicionário os significados da palavra evolução. Em seguida,
converse com seus colegas e com o professor sobre a significado dessa
palavra quando se fala da História dos seres vivos na Terra.
Veja sugestões de encaminhamento nas Orientações e subsídios ao professor.
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